Regra n.º 1 para entregar emails no inbox: não existe fórmula mágica! Ninguém nem nenhum sistema pode garantir que os seus emails cheguem à caixa de entrada dos destinatários, tal como ninguém pode entrar de repente em casa de qualquer outra pessoa só porque apetece. Mas não se preocupe, é aqui que vem a regra n.º 2, ainda mais importante: se cumprir sempre todas as normas do email marketing, maximizará as hipóteses de fazer a sua mensagem chegar ao destinatário!
Esta nunca falha! É de longe a principal razão para que um email caia no spam. Os grandes ISP (serviços de correio), como o Gmail, Hotmail e Yahoo, estão sempre atentos à forma como as pessoas reagem aos emails. Quanto mais essas pessoas abrem, respondem, reencaminham ou clicam nos emails que recebem, mais os ISP aumentam a reputação de quem fez o envio. E quanto maior essa reputação, mais facilmente os emails entram nas caixas de correio dos destinatários. Mas cuidado! Os seus emails ficarão com péssima reputação se forem:
Os ISP detestam envios com má reputação e filtram-nos logo para a pasta de spam ou impedem por completo a entrega. Só existe uma forma de prevenir esta situação: envie sempre os seus emails apenas para quem confirmou de modo prévio e explícito que quer receber esses emails.
Mesmo emails autenticados, pertinentes e enviados com regularidade para uma lista de contatos interessados em recebê-los podem cair no spam. Se já seguiu todas as recomendações acima referidas, o problema está possivelmente em algum elemento do conteúdo que faz disparar os filtros: