Os emails e o SPAM

Como posso evitar que os meus emails caiam no spam?

Regra n.º 1 para entregar emails no inbox: não existe fórmula mágica! Ninguém nem nenhum sistema pode garantir que os seus emails cheguem à caixa de entrada dos destinatários, tal como ninguém pode entrar de repente em casa de qualquer outra pessoa só porque apetece.
Mas não se preocupe, é aqui que vem a regra n.º 2, ainda mais importante: se cumprir sempre todas as normas do email marketing, maximizará as hipóteses de fazer a sua mensagem chegar ao destinatário!

Envie emails só às pessoas que deram autorização para receber os seus emails

Esta nunca falha! É de longe a principal razão para que um email caia no spam. Os grandes ISP (serviços de correio), como o Gmail, Hotmail e Yahoo, estão sempre atentos à forma como as pessoas reagem aos emails. Quanto mais essas pessoas abrem, respondem, reencaminham ou clicam nos emails que recebem, mais os ISP aumentam a reputação de quem fez o envio. E quanto maior essa reputação, mais facilmente os emails entram nas caixas de correio dos destinatários.
Mas cuidado! Os seus emails ficarão com péssima reputação se forem:

  • Ignorados e eliminados pela maioria das pessoas (muitas das quais se removem das listas de envio)
  • Marcados como spam por muitos destinatários
  • Enviados para muitos endereços inválidos ou abandonados (chamam-se bounces e abundam em listas de contatos antigas)
  • Enviados para spamtraps, sendo spamtrap um endereço de email falso, criado de propósito para identificar spammers - qualquer lista de contatos comprada ou recolhida em massa da Web está repleta deles e basta um único para arruinar a sua reputação!

Os ISP detestam envios com má reputação e filtram-nos logo para a pasta de spam ou impedem por completo a entrega. Só existe uma forma de prevenir esta situação: envie sempre os seus emails apenas para quem confirmou de modo prévio e explícito que quer receber esses emails.

Mesmo emails autenticados, pertinentes e enviados com regularidade para uma lista de contatos interessados em recebê-los podem cair no spam. Se já seguiu todas as recomendações acima referidas, o problema está possivelmente em algum elemento do conteúdo que faz disparar os filtros:

  • Qual é a sua pontuação no teste do SpamAssassin? Trata-se de um dos filtros mais utilizados nas empresas e detecta os principais conteúdos indesejados. Pode fazer este teste ao editar o seu email no E-goi (é até obrigatório fazê-lo antes do envio).
  • Confirme que o código HTML dos seus emails é adequado para email marketing e que as imagens nele incluídas ocupam pouco espaço (os ISP detestam emails com HTML muito grande e imagens pesadas)
  • Mude temporariamente de remetente. Comece por usar o mesmo endereço de email mas com um nome diferente. Depois experimente um endereço e nome completamente diferentes. Os emails já chegam ao inbox? Então é sinal de que o seu remetente original está numa lista negra. Se não conseguir descortinar o motivo desse bloqueio, pergunte-nos e tentaremos descobrir.